Plano de Aula - Complementação Pedagógica

Tema: Poluição

Objetivo geral: Solidificar conceitos sobre os tipos de poluição, focando nas poluições da água e solo. Exemplificar as conseqüências da poluição através dos conceitos de Bioconcentração, Bioacumulação e Biomagnificação.

Objetivos específicos: Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de:

·         Conceituar bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação;
·         Identificar as causas dos fenômenos;
·         Descrever métodos de reduzi-los;
·         Explicar exemplos de bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação.
Conteúdo e desenvolvimento do tema:

Ocorrerá uma abordagem ampla sobre o conceito de poluentes e, com a ajuda dos alunos, recordar os tipos de poluição.

Focar na interação entre poluição da água e do solo, seguindo com os conceitos de bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação explicados de maneira lúdica com os materiais.

A seguir abordar o crime ambiental ocorrido em Mariana, o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, para adentrar as conseqüências que a biomagnificação pode trazer à longo prazo.

Recursos didáticos:

         Apresentação em PowerPoint;
           Bolinhas de isopor pequenas para representar o contaminante;
           Impressão de diatomáceas, krill, arenque e bacalhau;
          Copinhos de café, copo descartável, sacola plástica (serão coladas atrás seres para representar a bioacumulação e biomagnificação nos não-fotossintetizantes e a bioconcentração nas diatomáceas).
Avaliação:

Ao início da aula será feita uma avaliação diagnóstica para entender os conhecimentos básicos dos alunos em relação ao tema poluição, serão estimulados a fornecer exemplos.

Ao final da aula os alunos serão desafiados para em grupo descrever cadeias alimentares terrestre onde possa ocorrer os fenômenos estudados.
Bibliografia:

Básica: AMABIS, J.M; MARTHO, G.R, Biologia das Populações, Vol. 3. São Paulo, Ed.: Moderna; 2010. Cap. 18, p. 392- 405.

Complementar: SILVA, D. L. da; FERREIRA, M. C.; SCOTTI, M. R. 2015. O maior desastre ambiental brasileiro: de Mariana (MG) a Regência (ES). Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG, v. 24, n. 1/2, Belo Horizonte, 2015.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quizlet: um jeito divertido de aprender

Microscópios Virtuais