Plano de Aula - Complementação Pedagógica
Tema: Poluição
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Objetivo geral: Solidificar conceitos sobre os tipos de poluição, focando nas poluições da água e solo. Exemplificar as conseqüências da poluição através dos conceitos de Bioconcentração, Bioacumulação e Biomagnificação. Objetivos específicos: Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de:
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Conceituar bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação;
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Identificar as causas dos fenômenos;
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Descrever métodos de reduzi-los;
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Explicar exemplos de bioconcentração,
bioacumulação e biomagnificação.
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Conteúdo e desenvolvimento do tema:
Ocorrerá uma abordagem ampla sobre o conceito de poluentes e, com a ajuda
dos alunos, recordar os tipos de poluição.
Focar na interação entre poluição da água e do solo, seguindo com os
conceitos de bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação explicados de
maneira lúdica com os materiais.
A seguir abordar o crime ambiental ocorrido em Mariana, o maior
desastre ambiental ocorrido no Brasil, para adentrar as conseqüências que a
biomagnificação pode trazer à longo prazo.
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Recursos didáticos:
Apresentação em PowerPoint;
Bolinhas de isopor pequenas para representar o
contaminante;
Impressão de diatomáceas, krill, arenque e bacalhau;
Copinhos de café, copo descartável, sacola plástica (serão coladas
atrás seres para representar a bioacumulação e biomagnificação nos não-fotossintetizantes
e a bioconcentração nas diatomáceas).
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Avaliação:
Ao início da aula
será feita uma avaliação diagnóstica para entender os conhecimentos básicos
dos alunos em relação ao tema poluição, serão estimulados a fornecer
exemplos.
Ao final da aula os alunos serão desafiados para em grupo descrever cadeias
alimentares terrestre onde possa ocorrer os fenômenos estudados.
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Bibliografia:
Básica: AMABIS, J.M; MARTHO, G.R, Biologia das Populações, Vol. 3. São Paulo,
Ed.: Moderna; 2010. Cap. 18, p. 392- 405.
Complementar: SILVA, D. L. da; FERREIRA, M. C.; SCOTTI, M. R.
2015. O maior desastre ambiental brasileiro: de Mariana (MG) a Regência (ES).
Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG, v. 24, n. 1/2,
Belo Horizonte, 2015.
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